quinta-feira, 28 de junho de 2007

OH! AVEIRO...AVEIRO

Já há muito tempo se falava no assunto. Agora confirmou-se. Aveiro, depois de muito tempo e dinheiro gasto no «Museu da República» acaba de a ele renunciar e com a explicação mais mesquinha que se possa imaginar: falta de dinheiro (CLARO, JÁ O SABEMOS, PARA OS SENHORES DO PSD/PP, a cultura é uma coisa marginal e o dinheiro é demasiadamente escasso e precioso para se gastar nessas «fantasias»). É certo que, no reinado anterior, de Alberto Souto, não houve coragem para por um ponto final no assunto, quer através da sua abertura definitiva - que era o que todo o aveirense desejava e a cidade precisava- quer na sua negação definitiva. Claro que não pensavam perder a câmara e talvez achassem por bem ter o assunto pendente. Só que isso aconteceu por demasiado tempo, período em que vários funcionários andaram a trabalhar para o «boneco». Ou seja, desperdício de pessoal, tempo e e dinheiro.
A actual maioria, obviamente, aproveitou a «deixa» e acabou pura e simplesmente com um museu criado para ser da República e que, pelos vistos, seria da República das Bananas.
É triste ver isto. Uma cidade como Aveiro, com tão poucas coisas verdadeiramente interessantes em termos culturais, perde, por obra e graça dos seus «superiores» autarcas, uma oportunidade de ouro de melhorar o seu património.
É pena que a câmara anterior, de maioria PS, tenha deixado arrastar o processo do Museu da República, nele comprometendo ingloriamente, pessoal (algum qualificado) e até o vereador da Cultura. É pena que se tenham gasto muitos milhares de euros em vão.
A actual câmara, teve o pássaro na mão mas, com a sua visível incapacidade, em vez de por o pássaro a cantar, cortou-lhe as asas e depenou-o.
Aveiro, sempre Aveiro, cada vez mais a perder.

Sem comentários: