quarta-feira, 18 de abril de 2007

O «TRIGO» do PÚBLICO

Desde o dia -- e já lá vão muitos -- em que o Público trouxe os primeiros textos anti Primeiro-Ministro, que por acaso é o engenheiro Sócrates, não mais parou em todas as suas edições, alimentando-a, agora, com pormenores ridículos que só servem - felizmente - para lhe melhorar a imagem, já que para todos nós... o que é demais parece mal. Mas, se o director e outros assanhados repórteres do jornal insistem nessa acção que já toda a gente percebeu é de revanchismo, há outros jornalistas que neste jornal diário mantêm uma postura digna e não embarcam em campanhas.
Merece especial referência a crónica de Teresa de Sousa intitulada «Clinton, Sócrates e os media». Teresa de Sousa é, actualmente, duma categoria de jornalistas bem formados e informados que rareiam no espectro jornalístico nacional. Vem de um geração de jornalistas de que já restam poucos em actividade, infelizmente.
A sua crónica de hoje é um hino ao bom jornalismo, ao bom senso e uma prova cabal de bem escrever num diário.
Outro exemplo de um jornalista com «j grande» é o de Joaquim Fidalgo que nos brinda sempre com uma prosa simples e escorreita, por vezes com humor negro à mistura, outras com alguma raiva e que na edição de hoje assina »Olha a grande novidade!..», na qual não tem pejo em chamar a atenção para o relacionamento entre assessores e jornalistas, numa altura em que os primeiros têm sido acusados por todos os lados de tentar aliciar os segundos. Crónica segura, oportuna e sem espinhas...

Sem comentários: