BEM PREGA FREI BENTO DOMINGUES
Bem prega frei Bento Domingues... mas quem é que manda? De onde emanam as «verdades»? Quem lhes dá cobertura? Pergunta recorrente: quem é a Igreja Católica?
Frei Bento Domingues, a concluir a sua última crónica no jornal Público, diz que «a catequese sobre a morte e a ressurreição precisa de uma grande volta». Não podemos estar mais de acordo! Só que, não é apenas a catequese que precisa de uma grande volta, é a Igreja Católica no seu todo, ou seja, na forma como se insere no mundo.
Aliás, o artigo de frei Bento Domingues é esclarecedor e não resisto a lembrar um pouco desse texto que deveria ser dito pelo Papa despido de toda a sua opulência, pelos cardeais, bispos e por aí fora, e chegar aos católicos que o julgam que são porque vão à missa e se confessam e batem com a mão no peito. Vejamos o que nos diz frei Bento Domingues:
«Sempre ma aborreceu a ideia de ir a Jerusalém por causa dos lugares santos. Onde houver gente necessitada, gente que precise de presença, de cuidados, há um lugar maldito que é preciso santificar. No simbólico tribunal da História (Mt 25), ninguém é julgado por não ter visitado a Terra Santa.. Mas encontra-se ou desencontra-se com os lugares santos se socorre ou não os doentes, os presos, os nus, os famintos, os abandonados. A "Terra Santa" da Igreja devem ser os bairros mais abandonados das grandes cidades e, sobretudo, o vasto mundo dos pobres, dos quase mil milhões que vegetam com menos de 75 cêntimos por dia. A Igreja só testemunha a ressurreição quando participa na insurreição contra tudo aquilo que estraga a vida das pessoas»
Querem melhor?
Sem comentários:
Enviar um comentário